Celulite
A celulite ou Lipodistrofia ginóide é uma alteração estética relacionada com a distribuição superficial da gordura que afeta 95% das mulheres após a puberdade. Caracteriza-se pelo aspecto ondulado da pele tipo “casca de laranja” em áreas onde a gordura está sob a influência das hormonas femininas, como os glúteos, coxas externas e posteriores.
Este aspecto deve-se à orientação perpendicular dos septos fibrosos no sexo feminino, que é determinado predominantemente pelo efeito das hormonas femininas.
Os septos fibrosos são pontos de ancoragem entre a pele e músculo que tracionam a pele internamente, delimitando compartimentos superficiais. É nestes compartimentos que se deposita a gordura projetando-se externamente e formando um padrão de elevações e depressões semelhante ao da superfície da casca de uma laranja.
Graus de Celulite
Grau 1: sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.
Grau 2: ondulações e “furinhos” visíveis sem comprimir a pele.
Grau 3: nódulos claramente perceptíveis.
Grau 4: vários nódulos, celulite “dura”, pele com aspecto acolchoado.
Tratamento
Existem inúmeros procedimentos no mercado que apresentam algumas melhorias no imediato, mas, sem efeitos a médio e longo prazo.
Em graus mais baixos de celulite está indicado o Deep Slim, tratamento não invasivo de ultrassons multifocados, tecnologia patenteada, anti-inflamatória e anti-fibrótica.
Em graus intermédios e altos a técnica mais eficaz é o endolift que permite libertar os septos fibrosos através de subcision mediada por fibras óticas de laser (menos traumática que subcision convencional). O endolift liberta os septos fibrosos, melhora a qualidade dos tecidos e reduz a flacidez. O resultado é uma pele com uma textura uniforme e homogénea rejuvenescida.
Se existir gordura associada à celulite optamos pelo lipolaser combinando as fibras de endolift com uma pequena cânula, que permite fazer subcision a laser e remover o excesso de gordura .
Diferenças entre Lipedema e Celulite
patologia crónica e progressiva
atinge 10 a 20% das mulheres
irregularidades na parte anterior e posterior das coxas
gordura inflamtória, fibrótica, organizada em nódulos
dor ao toque e hematomas fáceis
não melhora com dieta ou exercício físico
perda de forma dos joelhos
possibilidade de atingimento de pernas, tornzelos, braços e antebraços
LIPEDEMA
alteração estética
atinge 95 % das mulheres
pele em casca de laranja na parte posterior das coxas e glúteos
gordura normal
sem dor, hematomas em situações normais
melhorias com dieta e exercício físico
sem atingimento de joelhos, pernas, tornozelos, braços e antebraços
CELULITE