Redução de Aréolas e Redução de Mamilos
Redução de Aréolas
Também a aréola poderá ter um aumento desproporcional do diâmetro em relação à mama, frequentemente causando desconforto estético, psicológico ou insegurança. Pode ocorrer devido a factores hormonais, gravidez, amamentação ou características constitucionais.
A redução da aréola é um procedimento rápido e seguro, utilizando técnicas específicas (areolótomo) de forma a obter um resultado simétrico. A cicatriz resultante é geralmente mínima, discreta e disfarçada pela pigmentação da própria aréola.
Redução de Mamilos
A hipertrofia mamilar é caracterizada pelo aumento da projeção ou espessura do mamilo em relação à aréola, podendo afetar homens e mulheres. Provoca constrangimento estético mesmo quando os pacientes estão vestidos.
Considera-se hipertrofia quando o mamilo masculino excede aproximadamente 0,8 cm de comprimento ou 1 cm de diâmetro. As causas do aumento mamilar podem ser devidas a alterações hormonais, fatores genéticos, gravidez (em mulheres), aumento de peso ou puberdade.
A redução do mamilo é uma cirurgia simples realizada com anestesia local. É feita a remoção de parte do tecido do mamilo, preservando a sensibilidade e, em mulheres, a capacidade de amamentar. A cicatriz é imperceptível.