Cirurgia de Lipedema
de
Definição Anatómica
Cirurgia de Lipedema de Definição Anatómica
A cirurgia de lipedema é um procedimento cirúrgico direcionado especificamente para o tratamento de lipedema, no qual é removido o tecido adiposo inflamado e melhorada a qualidade dos tecidos remanescentes (tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos).
É o unico procedimento capaz de interromper o ciclo crónico de inflamação do lipedema.
A remoção de tecido adiposo inflamado tem se mostrado o tratamento mais eficaz para o tratamento da doença. Esse procedimento remove a gordura acumulada nas áreas afetadas, ajudando a reduzir sintomas como dores, hipersensibilidade e sensação de peso. Além disso, contribui para o restabelecimento do contorno corporal natural, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida e na autoestima das pacientes.
Durante muitos anos a única solução para o tratamento de lipedema era a lipoaspiração convencional cujos resultados estéticos acabavam por desmotivar as pacientes que ficavam com muitas irregularidades, deformidades e mais flacidez.
A remoção dos adipócitos inflamatórios deverá sempre ser feita através de técnicas especializadas e direccionadas para a anatomia específica dos membros inferiores e fisiologia do lipedema. O facto de a gordura se encontrar organizada em nódulos e existir muito tecido fibroso, exige que o cirurgião tenha experiência, caso contrário a cirurgia poderá provocar ainda mais irregularidades e flacidez.
A Dra Sofia Carvalho desenvolveu uma técnica exclusiva de lipolaser que combina diferentes tecnologias e diferentes técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas que permite o tratamento do lipedema aliado a resultados estéticos com definição muscular e redução da flacidez.
Trata-se de procedimento no qual são combinadas diferentes tecnologias em simultâneo: ultrassons, laser, radiofrequência, plasma de hélio (renuvion) e tecnologia infrassónica. A remoção da gordura de forma é realizada de forma menos traumática, preservando os vasos sanguíneos e linfáticos, assim como outras estruturas importantes, permitindo uma recuperação mais rápida e melhor resultado estético.
Deverá ser realizada por cirurgião plástico qualificado e especialista em lipedema para segurança e bons resultados. Ao contrário da gordura normal (encontrada no abdómen e outras áreas), a gordura associada ao lipedema exige técnicas mais diferenciadas.
A cirurgia é realizada em regime de ambulatório, tendo acompanhamento por equipa multidisciplinar.
Após a cirurgia são realizadas drenagens linfáticas pós-operatórias específicas para Lipedema juntamente com Deep-slim, técnica patenteada específica para lipedema e pós-operatório.
.
Técnica: combinação de fibras óticas de laser com renuvion, vaser e tecnologia infrassónica
Anestesia: geral em regime de ambulatório
Sessões: Sempre que possivel realizamos numa única sessão. Em casos avançados ou com grande volume de gordura, são necessários 2 ou mais tempos cirúrgicos para garantir a segurança, respeitando um limite de volume por procedimento (7% do peso corporal).
Tecnologias: são sempre usadas diferentes tecnologias para retração da pele, tratamento da gordura e melhoria do contorno corporal. Também no pós-operatório usamos tecnologias especificas para lipedema, ultrassons multifocais profundos, Deepslim.
Cicatrizes: apenas pequenos orifícios de 3-4 mm em pontos estratégicos que permitam a introdução das cânulas. Em estágios mais avançados, com excesso de pele, pode ser feita a remoção de pele (cruroplastia nas coxas, braquioplastia nos braços).